Olá danadinhos e danadinhas, todos bem?
Hoje quero dividir um pensamento e entendimento meu sobre um assunto que gera um certo incômodo ainda na comunidade, o castigo e a punição.
Espero que vocês entendam que algumas coisas são percepções minhas, outras costumes da comunidade e outras experimentações reais, então, aproveitem a leitura!
Entre aulas e estudos e criação de conteúdo passei o dia de ontem pensando nesse assunto … é um assunto tão pouco falado na comunidade né? existe tanto desentendimento sobre o assunto que até usá-lo de forma equivocada e leviana acontece…
Para começarmos todos na mesma página, precisamos entender diferença entre castigo x punição: castigo se aplica quando o bottom não sabe como agir porém tem uma conduta que desagrada ao Top e, punição quando o bottom mesmo sabendo da conduta que deve seguir, insiste em não cumprir com as diretrizes.
Até aqui tudo bem né? não fosse pelo cerumano insistir em fazer merda ne?
Pois bem, dentro da minha forma de entendimento, partindo do pressuposto que o bottom comete um deslize por que não sabe efetivamente como deveria agir, o castigo nunca deveria ser algo pesado, nunca deveria ser algo que machucasse física e/ou psicologicamente o bottom, deveria ser mais um “se liga mané” para que o bottom se situe que seu comportamento não está necessariamente agradando e, a partir daí, sentar e dialogar com o Top para o acerto do caminho.
As coisas mais intensas, como a famigerada “geladeira” deveriam ser guardada para os casos de “teimosia” do bottom, ou seja, para as punições pois aqui, ele já foi orientado como deve se portar ou fazer determinada coisa e continua, por vontade própria, cometendo os mesmos erros.
Salvo guardado tudo isso, eu tenho um pensamento que levo comigo, independente do que a comunidade acha ou deixa de achar, essa é a forma como eu percebo as coisas e como eu vivo a minha dominância: na minha cabecinha, a ocorrência de um bottom meu em erro, seja ele um réu primário ou reincidente, diz muito mais sobre mim, do que sobre o bottom na verdade.
Obvio que nem toda a comunidade está preparada para essa conversa ne? Não podemos nos esquecer que ainda vivemos numa comunidade BDSM, repleta de estereótipos, sendo que, a “infabilidade” do Top é um deles.
Na minha cabecinha, ninguém tem que “adivinhar” como eu gosto das coisas, logo, é minha função como Top, direcionar exatamente da forma que eu gosto e quero que a pessoa se porte e se comporte.
Dizer que eu não posso falhar na comunição? lógico que posso, sou humana! mas, preciso me esforçar para que isso não aconteça.
O BDSM é uma subcultura que foi tão deturpada e usada de forma equivocada, que hoje, cansamos de ver Tops sendo completamente aleatórios e distribuindo “punições” onde um castiguinho somente caberia, e mais, com a falta de decência ainda de castigar sem explicar o motivo de estar castigando, o que para mim, nada além da prova da incapacidade de dizer “olha eu não soube comunicar o que queria e você cagou, mas como eu preciso continuar na minha posição de Top, vou te punir e você que lute!”
A bem da verdade é que, onde tiver espaço para pinceladas de violências, o BDSM estará lá, firme e forte! não por que sejamos uma subcultura violenta, nada disso, mas sim, por que as pessoas estão cada vez mais fora da caixinha e, o BDSM vai, inevitavelmente refletir isso.
Um ponto importante que precisamos pensar quando falamos de castigo e punições: “e quando o Top erra?”
Quando o Top efetivamente erra, quando há realmente provas a respeito e não somente achismos, o bottom dever chamar a safe, horizontaliza a relação e coloca as cartas na mesa, simples assim!
Tops não são infalíveis!
E aos bottoms nunca devem ser tirado o direito de conversar sobre qualquer assunto!
Outra coisa que sempre me perguntam quando converso sobre esse tema é sobre o aspecto de um castigo, ou até mesmo a punição, ter efeitos na pessoa que recebe.
Aqui, a resposta esta no entendimento que “castigos” afetam psicologicamente uma pessoa. A priori, castigos somente possuem algum efeito se não forem comandados aleatoriamente e aqui mais uma vez, vemos a necessidade de explicação dos motivos pelos quais a pessoa esta sendo castigada.
Quando você simplesmente castiga sem demonstrar o motivo desse castigo, você está agindo no curto prazo e, curto prazo não responde de forma positiva no processo de disciplina.
O BDSM pressupõem disciplina!
Disciplina pressupõem castigo!
Porém, para que sejam eficientes ao processo, precisam necessariamente de explicação.
Outra coisa que é sempre muito bom lembrar, castigo e punição tem hora para acabar! Não existe isso de colocar em castigo, ou mesmo em e largar lá … voltar quando quiser! O nome disso é abuso né?
Uma questão que sempre me perguntam quando converso sobre castigos e punições diz respeito a quanto as recompensas (contrário dos castigos e punições né?) e, mais uma vez a psicologia entra no jogo e SIM, recompensar é reforço positivo, se funciona até com doguinhos (good boy!) vocês acham mesmo que não funcionaria com seres humanos? não superestimem a raça humana! kkkk
Então danadinhos e danadinhas, por hoje eu paro por aqui! Espero que vocês tenham gostado de ler sobre o assunto tanto quanto eu gostei de escrever!
Hidratem-se
Sra Storm
AUTORA
SRA STORM
Chef de cozinha e empreendedora da área de alimentos e no BDSM Top dedicada às práticas de Wax Play, Flogging, Branding, Castidade e Inversão e algumas outras pequenas perversões!Instagram: @darkroomcla com conteúdo instrutivo da subcultura Kink e BDSM.
O SADOMASOQUISMO, A INGLATERRA, O CONSENTIMENTO
E COMO ISSO NOS IMPACTA
BDSM A 3! OU A 4, NUNCA SE SABE… – SENHOR VIOLINISTA
BDSM A 3! OU 4, NUNCA SE SABE…
O VIÉS DE CONFIRMAÇÃO E O BDSM
SUBMISSÃO SIM, SUSERVIÊNCIA NUNCA!
SER DISSIDENTE É SER RESISTENTE
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO BDSM
FETICHE DO VOYEURISMO E FETICHE DO EXIBICIONISMO
CONVERSAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E CONTRATO
ABUSOS! PRECISAMOS FALAR SOBRE
SÍMBOLOS – LEATHER E BDSMFETICHES, PARAFILIAS & TRANSTORNOS DE PARAFILIAS
SAFEWORD – A CONTÍNUA NUVEM CINZA!
BISSEXUALIDADE E PANSEXUALIDADE X BDSM
POSIÇÕES: TOP, BOTTOM E SWITCHER
OUTUBRO ROSA – ESSE PROBLEMA TAMBÉM TE PERTENCE?
FETICHE X CAPITALISMO – ENTENDENDO O DESEJO DE TER!
CASTIDADE
SUB SPACE
CONTRATO BDSM – MODELO EM ANEXO
AS BASES DO BDSM E AS DIFERENÇAS ENTRE ELAS
Uma resposta
Nada melhor do que a boa e velha conversa e definição de limites antes do jogo, não é mesmo? E saúde mental! BDSM não é terapia, as pessoas que praticam precisam estar mentalmente sãs para que possam aproveitar a prática. Claro, castigos e punições fazem parte do jogo (algumas vezes nós subs “erramos” de propósito, outros se enquadram na categoria brat, etc), mas precisam ser bem aplicados. E é muito bacana entender o lado do Dom/Domme, quando este comete alguma falha.