Olá danadinhos, vocês estão bem? …. vamos hoje conversar sobre um assunto meio sério?
Há algumas semanas eu abri caixinha de perguntas lá no perfil do Instagram do DarkRoom e muita gente me perguntou se eu achava que as pessoas pedem exames para jogar BDSM e, eu fui super sincera quando disse que, infelizmente eu não vejo essa preocupação como uma característica natural e comum da comunidade, embora devesse ser, afinal, isso também se trata de manter a interação segura.
Então hoje, vamos parar um pouquinho e falar sobre as ISTs, antigas DSTs?
Primeiro dizer que o nome mudou para que se identifique a possibilidade de uma pessoa ter ‘E’ transmitir uma infeção, MESMO não tendo nenhum sintoma.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente através do contato sexual, ou ainda por meio não sexual, ou seja, pelo contato de mucosas ou de pedaços de pele machucada com secreções corporais contaminadas. Ou seja, o risco é grande e silencioso!
As ISTs mais “comuns” são: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C e elas aparecem, principalmente, nos órgãos genitais, mas podem aparecer em outras partes do corpo como na palma da mão, nos olhos, e acreditem, até na língua!
Agora, como uma IST se manifesta? Aqui, é necessário que tenhamos sempre muita atenção ao nosso corpo pois, as ISTs costumam se manifestar por meio de feridas, corrimentos ou verrugas genitais, mas também podem vir em forma de dor pélvica, ardência ao urinar, lesões da pele e inchaço da língua.
As três formas mais comuns são:
CORRIMENTOS:
📌 podem acontecer no pénis, na vagina ou no ânus
📌 podem variar entre o esbranquiçado e o esverdeado
📌 podem ou não ter cheiro e causar coceira
📌 costumam provocar dor para urinar e para transar
📌 podem se manifestar na gonorréia, clamídia, candidíase e tricomoníase
Nas mulheres, muitas vezes passam despercebidos por conta do processo de ovulação natural feminino e, por esse motivo, somente podem ser percebidos no papanicolau.
FERIDAS:
📌 aparecem em qualquer parte do corpo, inclusive nos órgãos genitais, e não necessariamente causam dor!
📌 os tipos são variados e podem se apresentar desde manchas até pequenas úlceras na pele.
VERRUGAS GENITAIS:
Aqui estamos falando basicamente do HPV!
📌 em casos já avançados tem aspecto de couve flor
📌 em geral não doem, mas coçam!
Além das ISTs mais “comuns”, não podemos nunca nos esquecer do HIV e da Hepatite B e C que tem suas características bastante específicas de manifestações, se vocês quiserem eu faço um post só sobre HIV e outro sobre Hepatite, somente deixem manifestado nos comentários!
Quando as ISTs não são diagnosticadas e tratadas em tempo, elas podem levar a complicações como infertilidade, câncer e até mesmo a morte.
Por esse motivo, o exame, o diagnóstico é o tratamento devem ser o mais precoce possível. E, caso acontecer de aparecer alguma coisa no exame, seus parceiros DEVEM SER AVISADOS IMEDIATAMENTE!
É muito importante ressaltar que as ISTs podem permanecer silenciosas por muito tempo e, como existe um leque imenso de possibilidades de se contaminar, nem preciso dizer que se for ter interação sexual usem camisinha! Se forem usar brinquedos que podem ser usados por outras pessoas, usem a caceta da camisinha! Quem tem interação sexual desprotegida pode contrair uma ISTs, simples assim! Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST!!!
Agora sabe o que é mais incrível disso tudo? Tanto os exames, como o tratamento, como a retirada de camisinhas podem ser feitos sabem onde? Sim! Nele, no SUS! Pronto, se vocês precisavam de um bom motivo para defender o SUS, eu acabei de lhes dar!
O SUS pode contribuir positivamente para manter seu BDSM dentro do SSC!
Quer motivo melhor que esse pra defendê-lo?
Ah Sra Storm, tudo isso é muito legal mas o que exatamente isso tem a ver com o BDSM? Não é a Sra que sempre diz que BDSM não é sexo?
Então danadinhos, BDSM não tem como finalidade mesmo o coito porém, além de poder acontecer, não podemos fechar os olhos e nos esquecermos que muitas de nossas práticas tem contato sexual sim e, se tem contato sexual, tem possibilidade de contrair uma IST! E é assim! Simples assim!
A gente precisa normatizar e internalizar que precisamos TODOS, absolutamente TODOS, nos preservarmos e nos garantirmos que estamos saudáveis.
Façam seus exames, joguem limpo com seus parceiros e continuem se hidratando!
Abraços
Sra Storm
AUTORA: SRA STORM
Chef de cozinha e empreendedora da área de alimentos e no BDSM Top dedicada às práticas de Wax Play, Flogging, Branding, Castidade e Inversão e algumas outras pequenas perversões!Instagram: @darkroomcla com conteúdo instrutivo da subcultura Kink e BDSM.
O VIÉS DE CONFIRMAÇÃO E O BDSM
SUBMISSÃO SIM, SUSERVIÊNCIA NUNCA!
SER DISSIDENTE É SER RESISTENTE
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO BDSM
FETICHE DO VOYEURISMO E FETICHE DO EXIBICIONISMO
CONVERSAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E CONTRATO
ABUSOS! PRECISAMOS FALAR SOBRE
SÍMBOLOS – LEATHER E BDSMFETICHES, PARAFILIAS & TRANSTORNOS DE PARAFILIAS
SAFEWORD – A CONTÍNUA NUVEM CINZA!
BISSEXUALIDADE E PANSEXUALIDADE X BDSM
POSIÇÕES: TOP, BOTTOM E SWITCHER
OUTUBRO ROSA – ESSE PROBLEMA TAMBÉM TE PERTENCE?
FETICHE X CAPITALISMO – ENTENDENDO O DESEJO DE TER!
CASTIDADE
SUB SPACE
CONTRATO BDSM – MODELO EM ANEXO
AS BASES DO BDSM E AS DIFERENÇAS ENTRE ELAS
Uma resposta
Muito importante alertar sobre as IST’s! E lembrar que hoje existem mais formas de prevenção como a vacina contra o HPV e o PREP, que também estão disponíveis no SUS.
Mas nada substitui o sexo seguro!