Humilhação erótica é um dos jogos de BDSM mais complexos que existe pois, quando pensamos nas práticas sadomasoquistas físicas, muitas vezes encontramos livros, artigos, textos etc. porém, quando falamos de práticas sadomasoquistas psicológicas como as de humilhação erótica, pouca literatura se encontra, principalmente porquê humilhação é em seu conceito, muito amplo.
Quando se pensa em humilhação, a primeira pergunta que vem à cabeça é: mas o que é humilhação?
Para a Associação American de Psicologia, “humilhação é o sentimento de vergonha que advém do resultado de ser desrespeitado e/ou depreciado”, porém, precisamos lembrar que cada ser humano é único e percebe cenários de humilhação de diferentes formas.
Muitas pessoas, por conta de história de vida, evitam situações que possam humilhá-las ou constrangê-las, porém, como o ser humano é um negocinho mágico, o que causa aversão para uns, causa prazer para outros. E, com a humilhação não seria diferente! Algumas pessoas inclusive, buscam ativamente entrar em situações que eles sabem que serão humilhantes, pois sabem que ali, elas se realizarão. (Melhor pra nós Tops que gostamos de humilhar! 😬)
A prática da humilhação erótica consiste basicamente em trazer alguma fala, comportamento, cenário ou atitude considerado vexatório para a pessoa, e ressignificá-lo no contexto erótico, onde o Top se valerá de todas características possíveis, sejam físicas, intelectuais ou até mesmo raciais, e as usará de forma que o bottom se alimente de prazer dessa humilhação.
É pertinente ressaltar que Jogos de Humilhação Erótica devem ser muito bem negociados, deixando bem claro quais são os assuntos que poderão e/ou deverão ser utilizados pelo Top para a prática.
Outro aspecto que eu acho importante citar, é que é necessário se respeitar as réguas de medição de interação com terceiros. Por mais que ser humilhado na frente de terceiros possa trazer muito prazer ao bottom, é sempre bom ter em mente que vivemos inseridos numa sociedade que, eventualmente, não entenderá nossas escolhas e, por conseguinte não entenderá muito bem todo o cenário. Muito melhor que todos estejam cientes do que está acontecendo, do que ter que lidar com a má interpretações que podem vir a causar dores de cabeças desnecessárias.
Humilhação Erótica é 100% psicológica, mesmo que usemos o físico ou objetos externos como condutores da humilhação, a resposta será sempre psicológica. Sempre precisa haver a característica psicológica do bottom em se excitar por se sentir diminuído/desvalorizado ou degradado.
Mas o que pode ser considerado humilhação?
Essa é a pergunta de um milhão de dólares uma vez que, não há uma resposta concreta, pois, como já dito, o que não me humilha, pode humilhar o outro mas, em linhas gerais, podemos elencar as mais comuns forma de humilhação:
- Spitting (cuspir na cara ou na boca)
- Golden Shower
- Face Sitting (quando o Top senta na cara do bottom)
- Boot Worship (fazer o bottom lamber os sapatos do Top)
- Arse Worship (quando o Top faz o bottom beijar ou lamber sua região anal)
- Objetificação
- Insultos verbais e xingamentos (o insulto verbal fica em uma característica não física, por exemplo, chamar o bottom de “burro”. Já o xingamento tem uma característica mais agressiva pois associa a pessoa a algo ruim, por exemplo, chamar o bottom de “lixo”)
- Insultos direcionados a áreas que especificamente chamam atenção de forma inadequada (por exemplo evidenciar um pênis muito pequenino)
- Trampling (andar sobre o bottom)
Voltando ao assunto ….
A humilhação, difere da degradação no que diz respeito à intensidade. Na humilhação inferiorizamos o bottom, deixando-o exposto numa posição inferior. Já na degradação, além de torná-lo inferior, o tornamos também vil, desprezível e sem nenhum valor perante à existência.
Outro aspecto que o Top deve levar em consideração quando está negociando a prática de humilhação erótica, é a observação das fragilidades emocionais e psicológicas do bottom. Enquanto para algumas pessoas a humilhação é fonte inesgotável de prazer e uma experimentação libertadora, para outras pode ser um caminho sem volta para traumas, carências , comportamentos auto destrutivos e toda sorte de transtornos emocionais.
Se o BDSM já não é cenário para pessoas com o emocional e com o psicológico abalado, a prática de humilhação erótica então, deve ser evitada a todo custo!
Eu, Sra Storm, particularmente recomendo sempre que jogos de humilhação sejam feitos entre parceiros que já se conhecem e que possuem, principalmente, confiança! Jogos de humilhação podem ir por caminhos bem estranhos! É muito importante ter ao lado alguém que se confie nesse momento!
Encontrou alguém de confiança? Se engajou na humilhação erótica, não se esqueça do Aftercare!
Esse é outro momento que, pra mim, deve ser feito com cuidado e zelo adicionais pois, de acordo com a forma que eu entendo a prática, diferente da Dominação Psicológica que, na minha opinião, é algo continuo é inerente de uma relação BDSM (como falado na semana passada) os Jogos de Humilhação precisam ter começo, meio e fim. E no momento do fim, um excelente Aftercare deve ser executado para que o bottom possa, com sanidade voltar à realidade.
Como eu já disse antes e sempre digo, a cabeça do alheio é terreno que se pisa com muito cuidado! Jogos de humilhação erótica existem para suprir fetiches de forma saudável e não colocar caraminhola na cabeça do bottom.
Dica de leitura da Sra Storm: livro “Enough to Make You Blush – an introduction to the erotic humiliation studies” (sem versão em Português) by Princess Kali
AUTORA: SRA STORM
Chef de cozinha e empreendedora da área de alimentos e no BDSM Top dedicada às práticas de Wax Play, Flogging, Branding, Castidade e Inversão e algumas outras pequenas perversões!Instagram: @darkroomcla com conteúdo instrutivo da subcultura Kink e BDSM.
FETICHE X CAPITALISMO – ENTENDENDO O DESEJO DE TER!
CASTIDADE
SUB SPACE
CONTRATO BDSM – MODELO EM ANEXO