ESCATOFILIA E UROFILIA

1969
4
Share:

Esta postagem faz parte de um projeto pessoal de convidar pessoas especializadas nos mais diversos temas da sexualidade, medicina, práticas de BDSM, enfim assuntos diversos que possam nos ajudar no crescimento pessoal.

Pedro Paulo Sammarco Antunes que é Doutor em Psicologia Social e vai nos falar um pouco obre os fetiches nas relações:

“Fui colunista da G magazine e certa vez, recebi a seguinte pergunta de um leitor:”

Eu e meu namorado somos adeptos assíduos da escatofilia e urofilia, temos muito prazer com isso. Gostaríamos de saber quais são as conseqüências dessas práticas sexuais.

Além das considerações já feitas na possível resposta acima, vale lembrar que com a revolução sexual, pílula anti-concepcional e emancipação da mulher, o sexo deixou de ser associado diretamente à reprodução. O sexo anal e oral, por exemplo, deixaram de ser considerados “patológicos”. Porém, a prática sexual que envolve fezes e urina, ainda é considerada uma doença, pois implica contaminação e possível desenvolvimento de doença por causa dos micro-organismos presentes nos excrementos. O objetivo da ciência médica é promover a saúde e a vida.

Esta tem um valor muito grande. Tudo gira em torno dela. É a partir dela que damos sentido a ela mesma. O instinto de sobrevivência é muito forte. Sempre acompanhamos por meio da mídia receitas de como viver bem, mais e melhor. Afinal, quem vive mais, consome mais e por mais tempo.

Necessitamos de organização. As religiões auxiliaram nesse processo desde os tempos mais antigos. Os modos de vida eram regrados e as pessoas começaram a se organizar em nome da salvação e a continuação de uma possível vida “do lado de lá”. Simultaneamente ao domínio das religiões, surgem os códigos penais e civis dos povos. Mais tarde surgem as ciências. A principal, que nos interessa compreender é a medicina, ramo da ciência. Juntamente com a religião, códigos legais e jurídicos formam um conjunto poderoso de controle sobre nossas vidas. Além disso, procuram extrair dos corpos que controlam obediência e um alto potencial de consumo e multiplicação dos lucros financeiros. Isso se dá principalmente por meio da procriação, geração de produtos e o consumo.

O sistema financeiro é outra grande forma de controle e poder. A família nuclear burguesa (papai, mamãe e filhinhos) vai se tornando a célula de funcionamento fundamental desse imenso complexo social. Muito embora a família já tenha sofrido muitas metamorfoses em seus arranjos e configurações.

Na nossa sociedade ocidental, a igreja, os códigos legais, jurídicos, a medicina, os sistemas econômicos e políticos têm formatado muito nossas famílias ao longo dos tempos. O sexo vai ser vigiado e regrado para que garanta a geração de mais vida, de maneira segura e de acordo com “o correto”. As leis que regram a vida em família e as prescrições garantem o funcionamento social que está de acordo com as normas do direito, religião e medicina.

Há várias explicações para compreender como essa prática (coprofilia e urofilia) proporciona prazer em detrimento ao desprazer. Alguns teóricos defendem que por diversos motivos complexos, o indivíduo associou diretamente sujeira e sexo. Outros explicam que o ponto central do prazer está em justamente em quebrar ao máximo os limites daquilo que é considerado normal. Cada caso é um caso e deverá ser analisado em sua particularidade. O que mais choca as pessoas é que tais práticas afrontam os costumes, normas, conceitos, valores e tradições.

Além disso, este item esbarra em questões de biopolíticas que irão estabelecer a ponte entre o cotidiano das pessoas e o saber científico por meio dos chamados especialistas do corpo (médicos, psiquiatras, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, etc.). Tal dispositivo de poder vai incidir sobre a coletividade, gerindo a vida, para aumentar a potência dos corpos, com o objetivo que estes produzam e consumam cada vez mais. Ou seja, a biopolítica foi um elemento indispensável para o desenvolvimento do capitalismo. Serviram para assegurar a inserção controlada dos corpos no aparato produtivo e ajustar os fenômenos populacionais ao processo consumista. O investimento sobre o corpo vivo, valorização e gestão distributiva de suas forças são indispensáveis para atingir seu objetivo.

As biopolíticas são compostas de tecnologias de segurança com o objetivo de evitar os riscos de morte, doenças, o aleatório, modificando o destino biológico da espécie. É uma política que propõe o exorcismo da morte, a promoção da saúde e o máximo de qualidade vida possível. Quanto mais tempo as pessoas viverem com qualidade, mais tempo estarão consumindo e gerando lucros. Portanto, aquilo que envolver qualquer risco de morte será considerado resistência a esta política. No caso, podemos citar a prática sexual que é considerada de risco, como exemplo evidente. Estas geram gastos indesejáveis para as instituições que cuidam da saúde dos afetados. Por isso, tanto interesse em estudá-la.

Polêmicas à parte, para maior interesse, indico os seguintes livros:

• Prazeres Dissidentes, organizado por Maria Elvia Dias-Benitez e Carlos Eduardo Figari, publicado em 2009 pela editora Garamond.
• Das Maravilhas e Prodígios Sexuais, de Jorge Leite Júnior, publicado em 2006 pela editora Annablume.
• Travestis envelhecem? Publicado em 2013 pela editora Annablume.
• Homofobia internalizada: o preconceito do homossexual contra si mesmo, publicado pela editora Annablume em 2017.

SOBRE O AUTOR:

Pedro Paulo Sammarco Antunes
Doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP

Sexólogo, psicólogo clínico e social, autor dos seguintes livros: “Travestis envelhecem?” e “Homofobia internalizada: o preconceito do homossexual contra si mesmo”, ambos publicados pela editora Annablume.

DIDÁTICO 035 – DR PEDRO SAMMARCO RESPONDE DÚVIDAS DOBRE SEXUALIDADE – SPIT E PISS

Share:

4 comments

  1. Metal Music 12 dezembro, 2021 at 05:28 Reply

    This is by far the best looking site I’ve seen! It was completely easy to navigate and it was easy to look for the information I needed! Fantastic layout and great content!! Every site should have that!

Leave a reply

Você tem mais de 18 anos? Todo o conteúdo deste site é destinado ao publico adulto (+18 anos).