50 anos da história LGBTQIA+
Encontrei um texto muito importante contando um pouco da história dos 50 anos do Orgulho LGBTQIA+ e resolvi replicar no site, considerando toda a militância, o fato desse momento histórico sermos mais fortes e unidos.
FONTE: 50 ANOS DO ORGULHO LGBTQI+
Com o apoio do Google.org, o Centro Comunitário LGBT de Nova York investiu na preservação da história LGBTQIA+ para as gerações futuras. Com esse objetivo, a entidade transformou o Monumento Nacional de Stonewall, na cidade de Nova York, em uma experiência digital que pode ser acessada por qualquer pessoa no mundo inteiro.
O Stonewall Forever é o resultado do trabalho do Centro Comunitário LGBT. O projeto é um monumento vivo em homenagem ao Orgulho LGBTQIA+ que leva a diversidade das vozes da era de Stonewall às milhões de pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ nos dias de hoje. O monumento exibe artefatos históricos digitalizados e histórias orais que retratam o início do movimento. Há também um documentário de curta-metragem de Ro Haber que destaca histórias inéditas da comunidade LGBTQIA+, assim como fotos e mensagens de pessoas do mundo todo.
Acesse o Stonewall Forever on-line e adicione seu próprio relato ao monumento digital para fazer parte da história viva da comunidade LGBTQIA+. Se você estiver no Christopher Park, em Nova York, veja o monumento ao vivo com um app de realidade aumentada (RA), que também pode ser usado em qualquer outro lugar do mundo para uma visita virtual.Adicione sua história ao monumento
O início do Orgulho LGBTQIA+
Em 28 de junho de 1969, o Stonewall Inn foi invadido pela polícia da cidade de Nova York, cena comum para quem frequentava bares da comunidade LGBTQIA+ na época.1 Porém, naquela noite, em vez de ceder, um grupo de pessoas corajosas resolveu enfrentar a força policial. Foram cinco noites de protestos pelos direitos LGBTQIA+, que deram início aos 50 anos de movimento do Orgulho LGBT.
Depois desse episódio, organizações de direitos LGBTQIA+ começaram a surgir nos EUA e no mundo inteiro. Nos dias 27 e 28 de junho de 1970, relembrando o incidente no Stonewall, as primeiras paradas do Orgulho LGBT aconteceram em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago.2
Para celebrar a história do movimento, o Google está lançando o Orgulho De Ser, uma campanha que tem como principal objetivo contar a história LGBTQIA+ com nossos usuários. Os últimos 50 anos do movimento pelos direitos LGBTQIA+ foram marcados por muitos sucessos, mas também alguns tropeços – e ainda há um longo caminho pela frente. Mas o legado de Stonewall continua vivo em todas as reivindicações, todas as lutas, todas as vitórias e todas as marchas do movimento.
Hoje, as paradas do Orgulho LGBT acontecem em 174 cidades de 46 países,3 mantendo vivo o legado dos fundadores do movimento há 50 anos. Neste ano, Googlers de 51 locais do mundo todo participarão de paradas do Orgulho LGBT para celebrar o passado, o presente e o futuro da igualdade LGBTQIA+.
A situação do Orgulho LGBTQIA+
Casamento homossexual
Legal em 28 países
Ilegal em 167 países4
Mudança de gênero no registro civil
Legal em 90 países
Ilegal em 20 países5
Proteção contra a discriminação de pessoas LGBTQIA+
Legislação em 52 países
Nenhuma proteção em 143 países6
Serviço militar para pessoas abertamente LGBTQIA+
Legal em 175 países
Ilegal em 20 países5
Criação de ONGs LGBTQIA+
Legal em 168 países
Ilegal em 25 países7
Constituições que protegem as minorias sexuais
Garantia explícita de tratamento igual em 5 países
Sem garantias em 188 países8
LEIA TAMBÉM
- 1 “Stonewall Riots,” History.com, A&E Television Networks, LLC, atualizado em 21 de agosto de 2018.
- 2 “#TBT: What Gay Pride Looked Like in 1970,” The Advocate, Pride Publishing, Inc, atualizado em 5 de junho de 2014.
- 3 “Pride Events: World Cities (A–Z),” World Gay Pride Calendar, gaypridecalendar.com, acessado em 1º maio de 2019.
- 4 Pew Research Center, acessado em 29 de maio de 2019.
- 5 Equaldex, acessado em 1º de maio de 2019.
- 6 International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association, acessado em 29 de maio de 2019.
- 7 “Seven striking statistics on the status of gay rights and homophobia across the globe,” Los Angeles Times, atualizado em 15 de maio de 2017.
- 8 “This is the state of LGBTI rights around the world in 2018,” World Economic Forum, atualizado em 14 de junho de 2018.
- 9 “Stonewall Riots,” History, A&E Television Networks, LLC, atualizado em 21 de agosto de 2018.
- 10 “Remembering Brenda: An Ode to the ‘Mother of Pride,’” The Advocate, Pride Publishing Inc., atualizado em 17 de junho de 2014.
- 11 “Chronological overview of LGBT persons rights in Sweden,” Government Offices of Sweden, Swedish Government, atualizado em 12 de julho de 2018.
- 12 “How Did the Rainbow Flag Become a Symbol of LGBT Pride?,” Encyclopaedia Brittanica, Encyclopaedia Brittanica Inc., acessado em 1º de maio de 2019.
- 13 “AIDS: the Early Years and CDC’s Response,” Centers for Disease Control and Prevention, atualizado em 7 de outubro de 2011.
- 14 “Georgina Beyer becomes first transgender woman elected to Parliament in the world,” New Zealand History, New Zealand Government Crown Copyright, acessado em 1º de maio de 2019.
- 15 “What was the first country to legalize gay marriage?,” The Washington Post, WP Company LLC, atualizado em 26 de junho de 2015.
- 16 “The history of transgender rights in the UK,” All About Law, All About Careers Ltd., atualizado em 12 de novembro de 2018.
- 17 “Transsexual athletes OK for Athens,” CNN.com, Cable News Network LP, LLLP, atualizado em 18 de maio de 2004.
- 18 “Italy elects Europe’s first transgender MP,” Pink News, PinkNews Media Group Ltd, atualizado em 19 de abril de 2006.
- 19 Trans rights: Meet the face of Nepal’s progressive ‘third gender’ movement,” The Guardian, Guardian News and Media Ltd, atualizado em 12 de fevereiro de 2016.
- 20 “Ireland becomes first country to legalise gay marriage by popular vote,” The Guardian, Guardian News and Media Ltd, atualizado em 23 de maio de 2015.
- 21 “Taiwan unveils Asia’s first draft law on same-sex marriage,” Reuters, Thomson Reuters, atualizado em 20 de fevereiro de 2019.
- 22 “Section 377: How India brought an end to the criminalisation of its LGBT+ community,” Independent, Independent Digital News and Media Ltd, atualizado em 6 de setembro de 2018.
- 23 “Pride Events: World Cities (A–Z),” World Gay Pride Calendar, acessado em 1º maio de 2019.