Falar sobre limites às vezes, gera confusões pois, muitas pessoas não entendem que, limites referem-se única e exclusivamente às práticas. Comportamentos e condições, não entram na definição de limites, para o BDSM.
Um outro equívoco que também acontece bastante, é o (des) entendimento de limitações.
A grosso modo, as limitações definem os limites!
As limitações, físicas e emocionais, de um botton, definirão as práticas que ele declarará como não possíveis de serem feitas.
Exemplo: um bottom com problemas respiratórios, ele não consegue práticas como asfixia por exemplo. Ou seja, ele tem uma condição de limitação física que o impõe um limite no BDSM.
Os limites se dividem em Flexíveis e Rígidos, ou seja, os flexíveis são os limites que dizem respeito às práticas que, naquele momento, o bottom não se sente preparado para realizar. E os rígidos, aqueles limites que não são para serem transpostos, de forma nenhuma.
Quanto a transposição dos limites, meu entendimento é que, os flexíveis sim podem ser transpostos porém, os rígidos possuem esse nome justamente para que não haja, por parte do Top, a sugestão de transposição dos mesmos.
Quando duas pessoas entram em negociação, é importante deixar bem claro quais os limites do bottoms para que também não haja confusão entre limites e “gostos/vontades pessoais”.
Os limites devem ter suas limitações muito bem fundadas para que a negociação seja clara, transparente e correta.
Ou seja, não aceitar irmandade de coleira, por exemplo, NÃO é um limite do bottom mas sim, uma intenção na negociação. Intenção essa que pode, ou não, ser acatada pelo Top.
E quanto aos Tops?
Embora no BDSM muitas vezes utilizemos o termo “limites”, aos Tops é assegurado o direito de ter limitações que influenciam em suas barreiras de atuação.
Obviamente que Tops, como seres humanos, estão completamente entitulados a terem suas limitações físicas e emocionais e, essas acabarão por restringir suas atuações.
Minha recomendação é, não usem o termo Limites para os Tops, pois essa palavra dentro do BDSM é ressalvada aos bottoms.
Sra Storm
AUTORA: SRA STORM
Chef de cozinha e empreendedora da área de alimentos e no BDSM Top dedicada às práticas de Wax Play, Flogging, Branding, Castidade e Inversão e algumas outras pequenas perversões!