Olá pessoal. Continuamos nosso tour com temas relacionados à Urologia. Hoje falaremos sobre um tema que é uma queixa comum de alguns pacientes e até de muitos de vocês, que acabam me mandando mensagens por aqui: a libido, ou no caso, a diminuição ou falta dela.
Para quem não sabe, libido é o desejo ou apetite sexual. Muitas vezes se confunde com a impotência sexual. Nós já tratamos sobre a impotência anteriormente (dá uma conferida no post sobre “Impotência” no feed).
Apesar de estarem intimamente ligadas, falta de libido e impotência são processos diferentes e podem ter causas distintas. Enquanto a impotência envolve a dificuldade em iniciar, manter ou terminar uma relação devido a uma dificuldade na ereção por exemplo, a perda da libido é basicamente a perda do interesse em fazer sexo.
Suas causas podem ser das mais diversas. Nem sempre está relacionada com uma deficiência de hormônios como a testosterona como a maioria pensa. Com a idade avançada, os níveis hormonais reduzem significativamente. Nas mulheres é conhecido como climatério que antecede a menopausa e nos homens idosos é conhecido como andropausa, que se manifesta com a diminuição da testosterona que está muito relacionado com a libido.
Estresse e outras causas psicológicas costumam liderar como principais fatores relacionados com a diminuição da libido. Entretanto, é importante investigar causas orgânicas que podem estar influenciando negativamente no seu desejo sexual.
Conversas francas com seu (s) parceiro (s) expondo seus desejos e fantasias podem ajudar, bem como o auxílio de um médico psicoterapeuta.
Grande beijo!
AUTOR
Dr. Vinicius Lacerda Ribeiro
Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo
Instagram @drvinilacerdae Twitter: @drvinilacerda com dicas de saúde para o público LGBTQI+