Os piercings representam uma forma milenar de expressão artística corporal. Também utilizados como forma de expressão sexual, são bastante utilizados pelos adeptos de práticas como o BDSM.
Além da motivação estética, muitos relatam que há um aumento na sensibilidade dos mamilos e genitais, proporcionando novas sensações durante o ato sexual. Pesquisas revelam que em torno de 25-35% dos adolescentes e adultos jovens utilizam piercings em locais diferentes do lobo da orelha.
E quais cuidados devo tomar ao decidir fazer um piercing?
– Primeiro o local onde você vai fazer: pesquise bem e busque referências de outras pessoas que foram perfuradas nesses locais;
– Visite o lugar e pesquise se há cuidados como: uso de luvas estéreis, aplicação de álcool, clorexidine ou iodo antes da aplicação;
– Prefira locais fixos aos itinerantes para realizar a perfuração;
• Vacine-se contra a hepatite B.
E depois que eu colocar meus piercings, quais cuidados devo tomar?
– Limpeza com água e sabão! Pode até utilizar sabonetes antissépticos com moderação, pois eles modificam a microbiota (bactérias) da pele saudável. Não há necessidade de passar nenhum outro produto!
– Piercing na boca/língua utilizar antissépticos sem álcool e líquidos frios para aliviar a dor.
Quais os riscos de uma aplicação de piercing?
– Infecção da pele no local, que pode ser tratada com antibióticos e eventualmente há a necessidade de retirada do mesmo.
– Infecções generalizadas e endocardite (infecção no coração), que ocorre mais em quem tem deficiências de imunidade ou problemas cardíacos, como válvulas sintéticas no coração.
– Queloides e cicatriz hipertróficas: são anormalidades do processo de cicatrização que ocorrem em pessoas que têm predisposição. Muito comum em quem tem a pele negra. Deve ser tratado com medicamentos como corticoides e procedimentos cirúrgicos com o cirurgião plástico.
E os piercings nos genitais? Quais os cuidados devo ter?
– Sempre usar o preservativo durante as relações, de preferência de um número maior do que aquele que utilizaria no pênis sem o piercing, além de caprichar no lubrificante para evitar o rompimento da camisinha ou machucados no seu parceiro.
AUTOR
Vinicius Lacerda Ribeiro
Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo
Instagram @drvinilacerdae Twitter: @drvinilacerda com dicas de saúde para o público LGBTQI+
DIDÁTICO 050 – FETICHES – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO
DIDÁTICO 051 – POPPERS – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO
DIDÁTICO 052 – FISTING – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO
DIDÁTICO 053 – GOLDEN SHOWER – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO