Parte 1 – Negociação
O consentimento é o guia para garantir que a nossa jornada de exploração do universo dos nossos fetiches seja saudável e segura.
Este texto não tem a pretensão de ser um manual completo sobre negociação no Shibari, o foco aqui é falar sobre consentimento e alertar para alguns detalhes que, se tratados na negociação, podem evitar problemas de quebra de consentimento durante a prática.
Nesse texto tomei o cuidado de evitar fazer qualquer menção equivocada à hierarquia dentro da prática de Shibari, pois a hierarquia só pode ser inserida nessa prática caso isso tenha sido negociado e acordado previamente entre as partes. Por esse motivo, eu vou me referir à pessoa que é amarrada como Modelo e à pessoa que amarra como Rigger.
No Shibari temos alguns fatores que exigem que o consentimento seja tratado com muita atenção:
– A pessoa na posição de Modelo vai ser amarrada e ter seus movimentos restringidos;
– As cordas com frequência induzem o modelo a um estado introspectivo e não verbal;
– O Shibari é uma prática onde pode haver contato físico muito próximo;
– Algumas pessoas têm sua libido muito estimulada pelo contato e a pressão das cordas no corpo.
Quando comecei a estudar Shibari a sério fiz um workshop online com a Akira Nawa onde ela disse a seguinte frase que me impactou muito:
“O acidente mais frequente na prática de Shibari é a quebra da consensualidade”
Isso me deixou chocado e me fez refletir muito sobre a importância de uma boa negociação para alinhar expectativas e estabelecer limites claros para ambos os praticantes.
Dito isto eu recomendo fortemente que vocês sempre negociem com calma antes de partir pras cordas em si.
Se você é Modelo, pela sua segurança, exija a negociação antes de deixar a corda tocar no seu corpo. Se é Rigger, para garantir uma prática saudável, segura e consensual, tenha o hábito de sempre negociar antes de cada sessão.
Alguns pontos muito importantes devem fazer parte da negociação no que diz respeito ao consentimento:
– Honestidade e transparência: comunique suas intenções e expectativas com clareza;
– Definam em conjunto uma Safeword e um gesto de segurança e repassem para ver se ambos decoraram antes de iniciar a prática;
– Estabeleçam limites claros;
– Delimitem quais partes do corpo do Modelo podem ser tocadas ou não pelas cordas e pelas mãos do Rigger. Isso é muito importante para dar segurança para ambos durante a prática;
– Definam se vai haver o componente de hierarquia ou não;
– Conversem e estabeleçam as emoções e sensações que cada um está disposto a vivenciar ou não. Por exemplo: carinho, dor, desconforto, acolhimento, prazer, tesão, submissão, solidão, humilhação, etc;
– Combinem previamente se vai haver ou não outras práticas junto com o Shibari, como por exemplo: privação de sentidos, spanking, waxplay, etc;
– Deixem muito claro previamente se a prática vai ter uma conotação erótica e sexual ou não;
– Falem abertamente sobre nudez e definam se ambos estão abertos ou não para que isto aconteça.
Depois disso tudo combinado, além das questões de saúde e segurança que também devem ser tratadas numa negociação para Shibari, aí se pode de fato ir para a prática tendo em mente tudo que foi acordado.
Um detalhe importante para ambos, que eu falei no início do texto, o Shibari pode ser altamente estimulante para algumas pessoas e isso somado ao estado mental de entrega e vulnerabilidade que o Modelo vivência durante a prática pode levar a pessoa que está sendo amarrada a consentir com coisas que não havia consentido durante a negociação em plena consciência… Por isso é muito importante se manter fiel ao que foi negociado e se manter dentro dos limites estabelecidos enquanto ambos estavam conscientes.
Lembrem-se que uma experiência positiva para ambos vale muito mais do que a satisfação
imediata de um desejo momentâneo.
AUTOR
QUÍRON
Quíron – Rigger, Top, sádico e artista. No universo dos fetiches desde 2016, procura misturar Fetiche e Arte com suas cenas públicas, fotografias, textos e poemas.
INSTAGRAM: @quiron_shibari
Portfólio de fotos BDSM: https://domquiron.myportfolio.com/