CAMISINHA – MITOS E VERDADES

E aí meus queridos seguidores! Ultimamente vieram me questionar sobre alguns tutoriais na internet ensinando a utilizar a camisinha feminina no sexo anal. Por isso resolvi aproveitar e fazer esse post desmistificando nosso bom e velho companheiro: o preservativo.

A seguir, 5 mitos e verdades sobre a camisinha:

1- “A camisinha feminina pode ser usada no sexo anal.MITO! Longe de mim julgar essa prática ou se proporciona ou não mais prazer. Entretanto, há dois motivos para ela não ser segura: o primeiro é que a vagina tem um fundo e seu ânus e reto não, ou seja, a camisinha feminina pode ser introduzida totalmente e depois você pode ter dificuldade para retirá-la. O segundo é que o contato do esperma com as bordas do ânus podem transmitir infecções sexualmente transmissíveis (IST). Portanto, quem o pratica deve estar ciente dos riscos.

2- “A camisinha previne todas as IST’s.” MITO! Infelizmente, o preservativo não protege todo o contato íntimo e infecções como o HPV, o Herpes e o chato (piolhos pubianos) podem ser transmitidos mesmo as utilizando corretamente.

3- “Ela possui 100% de eficácia.” MITO! Apesar de ser um método barato é relativamente eficaz contra a maioria de infecções, há o risco de falhas principalmente se ela se romper ou deslizar durante o ato. Estudos demonstram em torno de 98-99% de eficácia. Por isso a importância da prevenção combinada como a PrEP.

4- “Alguns tipos de lubrificante podem dissolver a camisinha.” VERDADE! Lubrificantes a base de petróleo e alguns óleos como a vaselina, óleo de cozinha, óleo de côco, óleo de bebê podem sim danificar a camisinha, tirando assim a eficácia. Lubrificantes à base de água e silicone são os mais indicados e, inclusive, estimula-se o seu uso para diminuir o atrito que pode romper o preservativo.

5- “Se eu usar dois preservativos, há um menor risco de falhas.” MITO! Na verdade, isso aumenta o atrito e aumenta o risco de rompimento e até de deslizamento de uma delas. Usar um preservativo por ato é o mais seguro e também o mais econômico 😉

Então isso pessoal. Não deixem esse método de lado, mesmo se estiver utilizando algum método de prevenção.

Grande beijo e até o próximo post!

AUTOR

Dr. Vinicius Lacerda Ribeiro
Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo
Instagram @drvinilacerdae Twitter: @drvinilacerda com dicas de saúde para o público LGBTQI+

SEXO ORAL

SEXO ANAL

CUNETE

IMPOTÊNCIA

BRINQUEDOS

CHUCA

ASSPLAY

DUPLA PENETRAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress