E aí meus queridos seguidores! Ultimamente vieram me questionar sobre alguns tutoriais na internet ensinando a utilizar a camisinha feminina no sexo anal. Por isso resolvi aproveitar e fazer esse post desmistificando nosso bom e velho companheiro: o preservativo.
A seguir, 5 mitos e verdades sobre a camisinha:
1- “A camisinha feminina pode ser usada no sexo anal.” MITO! Longe de mim julgar essa prática ou se proporciona ou não mais prazer. Entretanto, há dois motivos para ela não ser segura: o primeiro é que a vagina tem um fundo e seu ânus e reto não, ou seja, a camisinha feminina pode ser introduzida totalmente e depois você pode ter dificuldade para retirá-la. O segundo é que o contato do esperma com as bordas do ânus podem transmitir infecções sexualmente transmissíveis (IST). Portanto, quem o pratica deve estar ciente dos riscos.
2- “A camisinha previne todas as IST’s.” MITO! Infelizmente, o preservativo não protege todo o contato íntimo e infecções como o HPV, o Herpes e o chato (piolhos pubianos) podem ser transmitidos mesmo as utilizando corretamente.
3- “Ela possui 100% de eficácia.” MITO! Apesar de ser um método barato é relativamente eficaz contra a maioria de infecções, há o risco de falhas principalmente se ela se romper ou deslizar durante o ato. Estudos demonstram em torno de 98-99% de eficácia. Por isso a importância da prevenção combinada como a PrEP.
4- “Alguns tipos de lubrificante podem dissolver a camisinha.” VERDADE! Lubrificantes a base de petróleo e alguns óleos como a vaselina, óleo de cozinha, óleo de côco, óleo de bebê podem sim danificar a camisinha, tirando assim a eficácia. Lubrificantes à base de água e silicone são os mais indicados e, inclusive, estimula-se o seu uso para diminuir o atrito que pode romper o preservativo.
5- “Se eu usar dois preservativos, há um menor risco de falhas.” MITO! Na verdade, isso aumenta o atrito e aumenta o risco de rompimento e até de deslizamento de uma delas. Usar um preservativo por ato é o mais seguro e também o mais econômico 😉
Então isso pessoal. Não deixem esse método de lado, mesmo se estiver utilizando algum método de prevenção.
Grande beijo e até o próximo post!
AUTOR
Dr. Vinicius Lacerda Ribeiro
Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo
Instagram @drvinilacerdae Twitter: @drvinilacerda com dicas de saúde para o público LGBTQI+