Hoje vamos falar um pouco sobre uma categoria de práticas sexuais que envolvem o ânus: o assplay, que traduzido para o português significa “brincadeiras com o ânus”.

Ficou bastante popular após o início da pandemia do HIV nas décadas de 80/90 devido ao medo de muitos em praticar a penetração anal peniana e contrair o vírus.

Nós já comentamos um pouco sobre isso aqui na página quando falamos sobre “Fisting” e “Brinquedos”. Por definição, assplay são práticas que não envolvem a penetração do pênis no ânus. Alguns dizem que o assplay ocorre apenas com o uso de brinquedos sexuais, como plugs, consolos, vibradores e dildos. Outros também incluem práticas como o “fingering” (dedos), “rimming” (língua) e o “fisting” (mão e punho).

Independente da definição, os cuidados com tais práticas são muito semelhantes:

• Qualquer tipo de brinquedo deve ter uma base mais larga que deve ficar para fora do ânus! Isso é fundamental para evitar que ele entre e você não consiga tirar.

• Sempre encape seus brinquedos com preservativo. Isso facilita sua higiene posterior e previne a transmissão de infecções quando compartilhado.

• Sempre utilize objetos feitos especificamente para tal fim, normalmente vendidas em sex shop e sites específicos. Nunca introduze objetos como frascos de desodorante, shampoo, alimentos, etc.

• O uso de lubrificante é fundamental. Evite o uso de saliva ou produtos que não sejam feitos para lubrificação sexual. Dê preferência para os a base de água ou silicone. O J-lube é um tipo de lubrificante usado para fins médicos e veterinários, então não é fácil de encontrar.

• Evite o uso de drogas como cocaína, quetamina, crystal meth, poppers e anestésicos locais. Eles podem mascarar sua percepção de dor e causar fissuras e lacerações do músculo em seu ânus e você não perceber.

• Saiba o seu limite: o ânus é uma estrutura fundamental para segurar as fezes. Se você forçar algo, principalmente com o esfíncter contraído, pode se machucar gravemente. Alguns casos de perfuração do reto/intestino, bem como de objetos introduzidos indevidamente necessitaram de cirurgia, muitas vezes com confecção de bolsas de colostomia – quando colocamos o intestino para fora da barriga – devido a lesões causadas pelo assplay extremo.

Brinquem bastante, mas lembrem-se que o parquinho é um só!

Beijos e até o próximo post!

AUTOR

Vinicius Lacerda Ribeiro
Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo
Instagram @drvinilacerdae Twitter: @drvinilacerda com dicas de saúde para o público LGBTQI+

 

DIDÁTICO 050 – FETICHES – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO

DIDÁTICO 051 – POPPERS – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO

DIDÁTICO 052 – FISTING – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO

DIDÁTICO 053 – GOLDEN SHOWER – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO

DIDÁTICO 054 – PIERCING – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO

DIDÁTICO 055 – DUPLA PENETRAÇÃO – DR VINICIUS LACERDA RIBEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress