ACESSÓRIOS E SAÚDE

Vamos falar de acessórios para BDSM e saúde?

Os acessórios são muitas vezes banalizados, reduzidos a meros instrumento de ocasião, mas os acessórios representam os “instrumentos” do BDSM, por meio dos quais se realizam as práticas, se causa e se recebe, dor e prazer.

Primeiramente quero fazer aqui uma observação sobre uso dos acessórios. Todo bottom deveria ter os seus, ou pelo menos verificar a higienização dos mesmos, uma vez que os acessórios podem contribuir a espalhas doenças, sejam elas simples micoses, ou algo maior.

Acessórios de uso íntimo, ou que causem contato com mucosas, sangue, ou outros possíveis vetores de doenças (DSTs, Hepatite, etc.) deverias ser de uso totalmente exclusivo, ou em alternativa higienizados de forma próxima a esterilização, ou mesmo esterilizados.

Nem tudo, porém, pode ser esterilizado, ou higienizado de forma próxima a esterilização, o que fazer?

Aqui cabe, obviamente o bom senso e o consentimento entre as partes.

O TOP deve informar o bottom do estado de seus acessórios que serão utilizados na sessão ou para cena e o bottom deve consentir, de forma consciente aos eventuais riscos associados.

No caso de instrumentos leves, o risco é de fato, mínimo, uma higienização banal, já resolve todos os possíveis problemas de transmissão de micoses ou outras doenças da pele. Como o instrumento não causa lesões, não entra em contato com mucosas e sangue, praticamente não há risco de contaminação. Isto vale para muitos acessórios, desde algemas e coleiras, até floggers. Mesmo assim, uma boa higienização em acessórios compartilhados se faz necessária, que gostaria de pegar uma micose pelo descuido de um TOP?

COMO HIGIENIZAR OS ACESSÓRIOS?

Quando o assunto envolve blood play, de qualquer forma seja, precisa ter um cuidado muito especial com o acessório antes de usá-lo em outra pessoa. Se o acessório for inteiramente de metal, ou, ainda melhor, de aço, este pode ser fervido em panela de pressão com pouca água por 15 minutos. 15 minutos de vapor na panela de pressão, se assemelha muito ao processo de esterilização em autoclave, nenhum organismo orgânico resiste, o método é até aprovado pela Anvisa e é amplamente utilizado para esterilização de alicates de cutículas ou até agulhas.

Depois que a panela entra em pressão, esperar 15 minutos, apagar o fogo e deixa resfriar com a panela tampada. Depois que está fria, abrir a panela e retirar as peças, secar e deixar elas em lugar próprio.

Quando o acessório não permite este tipo de esterilização, porque é de um material que não aguentaria o processo, como acessórios em couro, material sintético, ou que contenham algum tipo de cola, o ideal é desinfectar a peça com álcool 70 uma primeira vez, por 10 segundos, deixar secar e repetir o procedimento. O álcool tente a secar o couro, então, após isto se faz necessária a hidratação, que pode ser realizada com creme hidratante especifico para couro ou mesmo um creme hidratante comum, sem perfume e sem álcool (tipo a clássica Nivea Azul). Este procedimento, se realizado corretamente, também assegura um elevado grado de segurança, exceção feita

De forma geral uma aplicação de álcool 70 por cerca de 50 segundos consegue matar as Bactérias Gram positivas, Bactérias Gram negativas, Mycobacterium tuberculosis, Fungos, Vírus Lipofílicos, Vírus hidrofílicos (incluindo HIV). (GRAZIANO KU, et al. Limpeza, desinfecção esterilização de artigos e anti-sepsia. IN: FERNADES AT., Atheneu, São Paulo, 2000, 266-305.) (Modificado de TALBOT GH, et al. 70% alcohol disinfection of transducer heads: experimental trials. Infect Control, 1985; 6:237-9.)

O álcool, porém, não tem ação esporicida, a ação esporicida, somente pode ser alcançada em esterilização, o álcool pode somente fazer a desinfecção.

Então, parece evidente que é melhor cada bottom ter seus próprios acessórios, mas também sabemos que nem sempre isto é possível. Neste caso precisa que o bottom saiba o que está usando e que o TOP mostre responsabilidade.

As vezes escuto que os acessórios são caros, que nem todos podem comprar…

A pessoa gasta 100,00, ou 300,00 reais numa balada de 3 horas, mas não tem dinheiro para comprar um plug, ou outro acessório que vai durar 10 anos e garantir a saúde?

O problema, não é falta de recursos, mas a pouca atenção que se dá a este assunto. Alguns acessórios, realmente são um investimento, mas a maioria deles tem o mesmo valor de uma peça de roupa, de um jantar, ou do gasto de ir numa balada.

Outra coisa que escuto é que sendo iniciante, não quero investir, pois ainda não sei se irei ficar no meio. Acredito que a maior razão, se não se tem muita experiencia, se deveria ter mais cautela e cuidado com si mesmo no meio BDSM.

Enfim… divirtam-se, brinquem, com segurança e sempre do SSC!

AUTOR

SENHOR JACK NAPIER

Dominante sem carteirinha

Abandonei já há anos os estereótipos do BDSM eclesiástico e me dediquei ao meu prazer e ao prazer dos outros, sem preconceito.

Sou eclético, sem preclusão de gênero nas sessões e cenas.

Considero minha trajetória no mundo BDSM um continuo aprendizado, com outros TOP e com os bottom.

Gosto de infligir dor, não necessariamente físico, e tirar o bottom da sua zona de conforto, é isto que me dá prazer no BDSM.

Sou fundador e dono da BDSM Luxury, uma empresa artesanal de acessórios para BDSM, feitos com materiais de alta qualidade, para satisfazer os desejos dos nossos clientes.

REDES SOCIAIS E SITE

Instagram – https://www.instagram.com/bd.sm.luxury.sp/

Instagram – https://www.instagram.com/srjacknapier/

www.bdsmluxury.com.br

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress