Este post é dedicado aos amigos que visitarão San Francisco durante a Folsom Street 2017 ou planejaram visitar esta cidade maravilhosa e encantadora.
San Francisco é um lugar acolhedor e extremamente friendly com atrações possíveis de garantir diversão por até mais de uma semana de viagem.
Trago dicas dos principais passeios que fiz durante duas viagens para San Francisco, portanto são os meus locais favoritos e longe de serem os únicos, para uma visão mais detalhada, sugiro comprar um guia de viagem.
A maior parte do tempo cheguei aos lugares caminhando e acredito que esta é a melhor forma de conhecer a cidade, que aliás é bem prática e organizada para o turista.
ONDE FICAR?
Gosto de três bairros onde fiquei e voltaria a ficar, pois concilia a programação gay e a facilidade de acesso ao turismo, são eles: SOMA (South of Market), Castro e Union Square.
SOMA (South of Market)
Pensando com o foco na Folsom, eu ficaria no quadrilátero formado entre a 5th St ou 6th St até a 9th St e 10th St limitado pela Market St e Harrison St. Neste canto ficam os bares com uma programação intensa, a loja MRS Leather e no domingo acontece a Folsom.
CASTRO
Outro ponto bacana e cheio de atrações, além da importância para o movimento gay é o bairro CASTRO. Eu não saia de lá, foi muito bacana conhecer cada ponto deste lugar.
Aliás, vale a pena assistir alguns filmes, entre eles o emocionante “Milk – A voz da igualdade” para conhecer a história e já descobrir os lugares que são cenários de cinema.
UNION SQUARE
Por fim a Union Square que é um bairro central e onde a maioria dos turistas fica. De fato é um lugar central, cheio de lojas e restaurantes. O centro da cidade e para onde tudo converge.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
CABLE CAR DA LINHA POWEL HYDE
O ponto inicial fica na esquina da Powell Street e Marker Street, espere pelo bonde e vá até o primeiro ponto com muitas atrações o, FISHERMAN´S WHART.
Tente sentar na janela, pois a paisagem é muito legal, cheio de ruas com descidas e subidas.
DICA EXTRA: Westfield San Francisco Centre
Cabe salientar que neste ponto inicial do bando tem do outro lado da rua na 865 Market St o Westfield , um shopping center com uma praça de alimentação muito bacana no subsolo, inclusive com um supermercado que você pode comprar comida por quilo, ótimo para comer uma comida de qualidade gastando pouco.
Lá neste shopping tem uma peculiaridade: uma escada rolante na diagonal, você já viu algo assim?
GHIRARDELLI SQUARE
Por ali desça do cable car no Victoria Park e caminhe até o GHIRARDELLI SQUARE – uma fábrica de chocolates tradicional que hoje é um shopping center. Atenção especial para os sorvetes, imperdível!
FISHERMANS WHART
Este é um píer sensacional, com muitas atrações, capazes de tomar um dia inteiro do passeio, incluindo suvenires, restaurantes, museus, sorvetes, etc…
Lá comprei as camisetas mais bacanas de SFO, além de lembrancinhas de viagem.
Mas você poderá encontrar lembrancinhas mais baratas nos supermercados ou farmácias e as vezes até em promoção.
CLAM CHOWDER
É ali também em um dos vários lugares para se comer que se encontra a tradicional Clam Chowder, uma sopa de mariscos, dentro de um pão. Dica super gostosa, não esqueça!
O passeio por toda a região inclui diversos lugares para se entrar e ficar, mas tem alguns que são visitas obrigatórias, tudo a beira do Pier, a começar exatamente pelo MUNICIPAL PIER, que é uma caminhada gostosa e da ponta se vê a Golden Gate.
Na próxima foto veremos o Pier e um dos lados da vista, mas esta ponte ao fundo não é a Golden Gate, ela é vermelha, lembre-se disto!
FERRY BUILDING
Tem também por ali o FERRY BUILDING, um espaço com comidas, doces, chocolates e mais atrações e na parte externa, a torre do relógio.
PIER 39
Um dos lugares mais visitados e procurados, pois além das lojinhas com diversos produtos, tem uma das maiores atrações do lugar: os leões marinhos que ficam por ali no sol descansando e brigando por espaço entre eles.
ILHA DE ALCATRAZ
E no Pier 41 fica a saída para a ILHA DE ALCATRAZ, que aliás não deixe para comprar o ingresso quando estiver por lá, pois os ingressos são limitados e pelo que sei leva-se de 4 a 5 dias úteis para se conseguir a vaga em um dos horários das saídas do barco que leva até a ilha.
Eu comprei o ingresso no dia que cheguei em San Francisco e fiz o passeio 4 dias depois, mas é possível comprar com antecedência pelo SITE:
SITE – COMPRA DO INGRESSO ON LINE
ATENÇÃO: Não deixe de comprar o audioguia, pois as explicações são o que dão o sentido ao passeio, com todas as histórias do Al Capone, Homem Pássaro, etc… economize com outras coisas, não com este guia, pois o passeio ganha outro sentido com as explicações e histórias do lugar.
Lembre-se que este passeio toma bastante tempo, portanto planeje bem um dia específico para ALCATRAZ.
CABLE CAR
Vários bondes circulam em San Francisco, mas só os da linha F vão até a região do mar. Procure o ponto final da linha F, que fica na curva do Ferry TERMINAL., uma ótima opção para voltar pela Market Street, a avenida principal da cidade e que retorna até a área da Union Square.
É lindo ver o colorido desses bondes, de todas as partes do mundo.
Eu fiz a minha própria coleção de fotos…
LOMBARD STREET
Outros lugares obrigatórios são a LOMBARD STREET que é a rua mais sinuosa do mundo. Nela os carros só descem, mas os pedestres podem subir e descer. Na primavera fica tudo florido.
A rua fica na Lombard St (entre Hyde St e Leavenworth St.)
CHINATOWN
Um bairro com “muito ouro” e coisas divertidas para comprar, principalmente toy art e o colorido é alegre e festivo. As comidas são gostosas, com várias opções baratas.
BAIRRO CASTRO
Agora o meu passeio favorito: o bairro do CASTRO.
Este é um lugar muito emblemático principalmente para a comunidade GAY e por isso fui muitos dias por lá, no cinema, nos bares, restaurantes, sex shops, enfim, só ficar sentado pela praça e respirar esse ar de liberdade já é algo suficiente para alegrar a vida.
Aliás, nesta praça alguns homens ainda ficam pelados, um ato que foi necessário em prol da liberdade de expressão.
PONTE GOLDEN GATE
É o mais importante cartão postal da cidade. A ponte certamente é conhecida em todo o país e pelo mundo. Ela é muito alta com 224 metros de altura e toda vermelha. É possível atravessa-la de carro, ônibus ou a pé.
Os ventos por ali são bem fortes, mas não desista, caminhe pelo menos em um pedaço dela, talvez a travessia toda demore muito tempo, depende do seu passo, mas garanto que a vista é sensacional e o passeio é emocionante.
Geralmente os ônibus de turismo param nas duas extremidades da ponte, garantindo assim o passeio dos turistas.
Por ali tem uma espécie de mudeu, lojinha e um parque, visite tudo!
BIG BUS SAN FRANCISCO
Pois é, aproveito para mencionar uma outra dica: o ônibus de turismo
Normalmente uso esse tipo de turismo, que muitos acham que não vale a pena, principalmente os turistas independentes, mas aqui vale a dica para aqueles que tterão poucos dias para completar o turismo da cidade e/ou têm outros interesses além dos passeios e querem agilidade. Pois bem, este ônibus é o ideal nestes casos, pois ele faz vários pontos turísticos com apenas uma tarifa, nem sempre tão barata, mas isso é turismo!
Foi assim que visitei bairros distantes como por exemplo Nob Hill ou a Little Italy, ou mesmo o, o Museu na área do Civic Center.
Não esqueça o casaco, aliás esteja sempre com ele, pois as vezes o tempo muda e fica bem frio, principalmente na parte superior do ônibus e na vista do Pier 39.
Enfim, espero que tenham curtido esse guia básico, mas feito com o que mais gostei da cidade. Claro que o ideal é você comprar um guia de viagem, mas entre todos os passeios, estes são os que pessoalmente mais gostei.
#turismosfo #turismosanfrancisco #turismosaofrancisco #dicasdeviagemsanfrancisco #dicasturismosaofrancisco #sanfrancisco #saofrancisco
Uma resposta
ADOREI!!! Guia completo e super útil! Vou utilizar muitas dessas dicas pro meu tempo em San Francisco! Obrigado! 🙂